Sua origem é na base do sacro e lados dos corpos da última vértebra torácica (T12) e de todas as vértebras lombares (L1-5), além da borda interna do ílio. Se insere no trocânter menor do fêmur e diáfise imediatamente abaixo. A função dele é de flexão do quadril e a rotação externa do fêmur. Mas é impossível de palpá-lo, exceto com relaxamento quase completo do músculo reto abdominal.

Os abdominais são os músculos que podem ser usados para prevenir traumatismos lombares, ao tracionarem para cima e para frente da pelve assim achatando as costas. O LEVANTAMENTO DAS PERNAS É PRINCIPALMENTE FLEXÃO DO QUADRIL E NÃO AÇÃO ABDOMINAL. As costas podem ser lesadaspor exercícios vigorosos e prolongados de levantamento de pernas.
O iliopsoas pode ser exercitado apoiando-se os braços em barras de afundamento ou barras paralelas e a seguir flexionar os quadris para levantar as pernas, sempre sob orientação de um profissional.
Fonte: Thompson, Clem W. Ph.D., F.A.C.S.M.; Floyd R. T., M.A.T.,A.T.,C. Manual de Cinesiologia Estrutural. 12 Edição. Modificado de Anthony CP, Kolthoff NJ: Textbook of anatomy and physiology, ed 9, St. Louis, 1975, Mosby.