Sua origem é na base do sacro e lados dos corpos da última vértebra torácica (T12) e de todas as vértebras lombares (L1-5), além da borda interna do ílio. Se insere no trocânter menor do fêmur e diáfise imediatamente abaixo. A função dele é de flexão do quadril e a rotação externa do fêmur. Mas é impossível de palpá-lo, exceto com relaxamento quase completo do músculo reto abdominal.
O músculo iliopsoas é poderoso em ações tais como elevar as pernas a partir de uma posição de decúbito dorsal sobre o solo. Nesta posição, traciona a região lombar para cima enquanto eleva as pernas. Por essa razão, problemas lombares são sentidos.
Os abdominais são os músculos que podem ser usados para prevenir traumatismos lombares, ao tracionarem para cima e para frente da pelve assim achatando as costas. O LEVANTAMENTO DAS PERNAS É PRINCIPALMENTE FLEXÃO DO QUADRIL E NÃO AÇÃO ABDOMINAL. As costas podem ser lesadaspor exercícios vigorosos e prolongados de levantamento de pernas.
O iliopsoas pode ser exercitado apoiando-se os braços em barras de afundamento ou barras paralelas e a seguir flexionar os quadris para levantar as pernas, sempre sob orientação de um profissional.
Fonte: Thompson, Clem W. Ph.D., F.A.C.S.M.; Floyd R. T., M.A.T.,A.T.,C. Manual de Cinesiologia Estrutural. 12 Edição. Modificado de Anthony CP, Kolthoff NJ: Textbook of anatomy and physiology, ed 9, St. Louis, 1975, Mosby.