Por ter origem na borda das oito costelas inferiores no lado do tórax interdigitando-se com o músculo serrátil anterior; e inserção na metade anterior da crista do ílio, ligamento inguinal, crista do púbis e fáscia do músculo reto do abdomena na frente inferior; o músculo oblíquo externo do abdome tem a função de fazer a flexão lombar. Do lado dirreito, faz a flexão lateral lombar para a direita e rotação para a esquerda. Do lado esquerdo, a flexão lateral lombar é para a esquerda e a rotação para a direita. Este músculo é mais superficial e para sua palpação, basta localizá-lo no lado lateral do abdome, esquerdo ou direito.
Tranbalhando em cada lado do abdome, os músculos oblíquos externos do abdome ajudam na rotação do tronco quando trabalhar independentemente um do outro. Trabalhando juntos, ajudam o músculo reto do abdome na sua ação descrita. O músculo oblíquo externo esquerdo do abdome entra em contração vigorosa nos exercícios abdominais durante o sentar quando o tronco ira para a direita, como ao tocar o cotoveo esquerdo no joelho direito. Girar para a esquerda põem em ação o oblíquo externo direito.
*Às vezes a origem e a inserção estão invertidas nos livros de anatomia. Isto resulta de diferentes interpretações de qual a estrutura óssea que é a mais móvel. A inserção é considerada a parte mais móvel de um músculo.
Fonte:THOMPSON, Clem W.; Floyd, T. R.. Mnual de Cinesiologia Estrutural, 12 deição. EDITORA MANOLE LTDA..