quinta-feira, 18 de abril de 2013

Oblíquo Interno do Abdome

O músculo oblíquo interno do abdome tem origem na metade superior do ligamento inguinal, dois terços anteriores da crista do ílio e fáscia lombar. Sua inserção abrange as cartilagens costais da oitava, nova e décima costelas e linha alva.
Este músculo é encontrado em ambos os lados do tronco, na região abdominal. Do lado direito, a sua função é a flexão lateral lombar e rotação para a direita. Do lado esquerdo, a flexão lateal lombar e rotação para a esquerda.
Percebe-se estes músculos no lado lateral do abdome quando o oblíquo externo esta relaxado.
O músculo oblíquo interno do abdome corre diagonalmente na direção oposta à do obliquo externo. O oblíquo interno esquerdo gira para a esquerda e o oblíquo interno direito gira para a direita. Ao tocar com o cotovelo esquerdo no joelho direito, nos exercícios abdominais de levantar-se, até sentado, os músculos oblíquos externo esquerdo e oblíquo interno direito giram ao mesmo tempo, ajudando o músculo reto do abdome a flexionar o tronco para tornar possível o movimento completo. Nos movimentos rotatórios, o oblíquo interno e o oblíquo externo em lados opostos sempre trabalham juntos.
 
 
Fonte: Thompson, Clem W.; Floyd, R. T.; Manual de Cinesiologia Estrutural. 12a deição. Editora Manole LTDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!